Serviços

Processo de remoção do flúor

A Portaria 2.914/2011 do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle da qualidade da água para consumo humano, estabelece 1.5 mg/L como a concentração máxima de flúor permitido. A ingestão diária acima do permitido resulta em fluorose dentária. A fluorose é um distúrbio do esmalte dentário que clinicamente se apresenta com manchas esbranquiçadas opacas ou escurecidas, além disso, em quantidades muito elevadas, o flúor pode causar a "fluorose esquelética" o qual atinge a estrutura óssea. A SOFT SUL desenvolveu técnicas eficientes para a remoção de flúor em águas de abastecimento. A concepção do projeto depende da vazão e da concentração de flúor presente na água a ser tratada. Para cada caso, exige-se uma técnica diferenciada.

Desincrustação de Tubulações

A formação de incrustações e da "água suja" está intimamente ligada à presença de metais, principalmente Ferro e Manganês, e de "Dureza", ou seja, a presença de Cálcio e Magnésio na água, resultando em pós precipitação, ocorrendo reações secundárias, no caso a incrustação, que causa problemas em tubulações e redes de distribuição. É necessário um tratamento adequado para estas situações, do contrário, corre-se o risco de se perder todo sistema de distribuição, ocasionado grandes prejuízos. A SOFT SUL atua no tratamento dos fatores acima citados, com a utilização de complexantes. Isto somente é possível em função da capacidade que os complexantes possuem em quelar (sequestrar) íons e estabilizar a água.

Remoção de Metais

Considerando-se a obrigatoriedade de se fornecer água dentro dos padrões da Portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde, Além da manutenção dos padrões microbiológicos, há que se atentar para necessidade de se fornecer água com características organolépticas adequadas. A presença de metais, dependendo das concentrações, pode propiciar uma coloração amarelada e turva à água, acarretando ainda um sabor amargo e adstringente, além de causar danos em redes e tubulações. A SOFT SUL desenvolveu processos para tratar adequadamente a água dos mananciais tanto superficiais quanto subterrâneos quando se verifica a presença de metais.

Limpeza de Poços Artesianos

Dependendo das características geológicas aonde são construídos, os poços necessitam de limpeza, para garantir os processos de reabilitação, desincrustação química e manutenção de poços artesianos. A SOFT SUL possui produtos para processos de reabilitação de poços , com alto poder desincrustante e de aplicação rápida e simples. Estes produtos possuem composição balanceada que suporta processos de recirculação de fluídos e mecânicos sem que ocorra o efeito indesejável de consumo excessivo de produto por oxidação com o ar, permitindo assim operações em pH baixo e de grande eficiência.

Captação de água da chuva – Cisterna

Diante da escassez de água e a preservação dos recursos hídricos, a SoftSul desenvolve cisternas para residências, pecuária, indústrias e condomínios, o sistema vem de encontro às necessidades do meio ambiente e na redução dos gastos no consumo de água.